quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A inconfundível Marian Keyes


Marian Keyes é uma autora irlandesa com vários bestsellers no currículo. A sua receita do sucesso é a maneira de escrever para mulheres. Com um estilo inconfundível, Marian faz com que todos os dias milhares de pessoas se deliciem com suas histórias de protagonistas sempre muito peculiares, tão reais que sempre acabam sendo parecidas com alguém que você conhece. Todas têm defeitos, inseguranças, manias, que acabam as tornando muito humanas.

Pode ser que você ache uma perda de tempo ler esse tipo de livro, já que ele não tem grandes literatices. Nesse caso provavelmente você não gosta de assistir a comédias românticas também. Dessas com roteiros bem elaborados, que valem à pena.

Caso você não conheça o estilo da Marian Keyes, pode até se enganar pensando que é uma coisa meio "Emanuelle", lembra? Aqueles romances melosos de banca de jornal? Mas passa longe. Embora as personagens dela sempre estejam às voltas com algum imbróglio amoroso, o foco das histórias costuma ser outro. A carreira profissional, presente em vários dos livros, a depressão e até mesmo a luta contra as drogas. Só que a Marian consegue deixar esses temas absurdamente engraçados.

A própria Marian Keyes passou por reabilitação. Depois dessa Rehab surgiu "Férias!", um de seus romances mais aclamados. Neste livro dá pra perceber que outro fato nos romances da autora é que as personagens secundárias também são muito detalhadas. Daí normalmente cria-se uma identificação com o leitor, com algum desses personagens. Eu por exemplo, sou a Tara, comedora compulsiva. Como ela, se estiver nervosa sou capaz de comer um saco de pão de forma. E também adoraria encontrar um batom indelével. Não entendeu? A Tara está no livro "É agora... Ou nunca!". Leia os livros da Marian Keyes e irá se identificar também, eu garanto...

Outro ponto interessante nas histórias da Marian Keyes é que a maioria de seus livros são interligados. As personagens principais de grande parte dele são parentes. É o caso da protagonista de Melancia, o primeiro romance da autora, publicado em 1995. Ela tem algumas irmãs que também viraram bestsellers. Mas quem sou eu para estragar a surpresa? Só lendo pra descobrir ;)

Na foto os quatro livros da Marian que tenho. O sapo é um marcador de páginas super fofo que comprei na Livrarias Curitiba.

Para quem se interessou pelos livros, alguns estão disponíveis na internet em formato e-book. No 4shared tem alguns e também no esnipes.

Para saber mais sobre Marian Keyes:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=589056


Livros já publicados no Brasil:

Melancia (Watermelon) - 2003
Férias (Rachel's Holiday) - 2004
Sushi (Sushi for Beginners) - 2004
Casório!? (Lucy Sullivan is getting married) - 2005
É agora...ou nunca (Last Chance Saloon) - 2006
Los Angeles (Angels) - 2007
Um bestseller pra chamar de meu(The other side of the story)-2008

Câmbio, desligo.

3 comentários:

  1. estou adorando esta autora, o seu jeito despojado de escrever, sem preconceitos contra os palavrões que nós também usamos no dia a dia.. estou adorando, pretendo ler todos. abraço..

    ResponderExcluir
  2. Abraço, Maria Clara! Se gosta da Marian Keyes indico também a Sophie Kinsella... Em breve posto algo dela aqui...

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lendo "casório?!" e eu estou adorando , é um jeito muito divertido que ela descreve tudo , parece tambem ,alguma coisa a ver com "A feia mais bella", e estou adorando , estou esperando agora para poder ler "sushi" .
    Adorei o post !
    beijos

    ResponderExcluir