sábado, 26 de setembro de 2009

A preguiça é um pecado capital?

Então. Por que eu sumi? Tenho uma prova de um concurso importante amanhã cedinho e não havia estudado nada. Que vergonha, para uma quase concurseira. A gripe A adiou o concurso e adiou junto minha vontade de estudar. E essa semana sumí porque fui estudar um pouco. Não acho que vá ajudar muito. E como parece que não vou passar no tal concurso, acabei me inscrevendo no Curso Abril de jornalismo - inscrições até 30 de setembro, corram!


Eu sei que nesse blog o assunto não sou eu, mas como vou continuar devendo o post sobre o livro O videogame do rei, para não deixar o espaço abandonado, compartilharei com vocês a redação que fiz para tentar entrar no curso da Abril. Vai que, né.


O tema da redação era Quem sou eu e porque escolhí ser jornalista.



"Eu sou Luciana Penante. Sou a garota que aprendeu a ser mulher com a mãe, lendo escondida as revistas NOVA dela, respondendo todos os testes elaborados para mulheres adultas, sonhando secretamente em um dia ser uma daquelas jornalistas glamorosas que assinavam matérias sobre assuntos tão interessantes e novos para alguém tão jovem.


Ainda sou a menina que aos seis anos pegava um gravador e saía perguntando às pessoas o que achavam da inflação - mesmo sem saber o que a tal palavra complicada significava. Sou a criança que guardou com carinho o elogio da professora à sua redação sobre a árvore, na segunda série do ensino fundamental. Desde esse dia acredito que o que escrevo é bom. Também sou a garota que passava o recreio na biblioteca lendo gibis ao invés de brincar de pique-pega. Nem por isso sou a chata careta. Sou mais a maluca beleza.


Hoje sou a mulher que não tem medo de mostrar para quê veio, que não tem vergonha de perguntar, de questionar quando não gosta de uma resposta, que não se contenta com pouco e quer sempre mais. Sou aquela que realmente vê desafios como forma de crescer e aprende com os obstáculos, pois sou aquela que foi mãe aos 18 anos. Sou a prova de que se alguém quer, pode ir além do que a sociedade espera ou a vida impõe. Sou a adolescente que aprendeu inglês em casa escutando música e jogando videogame. Sou a jovem velha da faculdade que só conseguiu viver o sonho universitário aos 23, mas acredita que tudo bem, porque a vida começa aos 40.


Acima de tudo, sou a multifuncional: filha, mãe, escritora, leitora, produtora, blogueira, twitteira, estudante, cinéfila e workaholic (fui saber o que era uma workaholic com 12 anos, graças à NOVA). E sou feliz assim, vivendo em companhia da cafeína.


Sendo eu essas todas, não poderia ser médica ou advogada. A não ser que quisesse ser infeliz. Não vou dizer que o jornalismo me escolheu, não gosto dessa frase. Posso dizer que eu o escolhi porque, do contrário, estaria fugindo de ser eu."

E aí, vocês me dariam uma chance na área editorial? O.o

Tenham um ótimo domingo! Eu estarei acordadinha 8h fazendo prova ¬¬

5 comentários:

  1. Olá!
    Descobri seu blog por acaso, e adore!
    E quanto a sua pergunta:
    Te daria sim uma chance. E quando eu abrir a minha própria editora, te procurarei... Quem sabe, né!?
    Muito bom tudo isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fala, sumida! Aleluia!
    Mas, compreendemos sua ausência. Afinal a blogosfera não é a nossa vida, mas apenas a usamos para complementá-la em certos quesitos. Como foi sua prova? Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ei, me bateu uma completa nostalgia quando você falou do elogio da redação da árvore, ahhhhh, como me dá saudade... Isso me fez abrir uma pasta que há muito tempo estava no meu guarda roupa, cheia te textos e redações, desde o pré (sim, eu fui precoçe e era a única da sala que sabia ler no pré), até as tentativas de redação para o vestibular, no cursinho... Vi lá muitos "Parabéns", outros "ótimo", cheio de coraçõezinhos e estrelinhas das professoras... Ahhhh, como agradeço por isso. A elas devo parte do que sou hoje, não que seja muito, mas como vc mesmo escrevee, nós Lu, sabemos que SIM, é possível. E em fevereiro, quando estivermos JUNTAS descendo as glamourosas escadas do Fernanda Montenegro, quero te dar um abraço e gritar contigo: CONSEGUIMOS! Mesmo o mundo inteiro dizendo que não daria certo.
    Em companhia da cafeína, da nicotina, mesmo assim, maluca beleza, adoramos ser as metamorfoses ambulantes, e não, NÃO temos aquela velha opinião formada sobre tudo.
    É amiga...
    "Para chegar onde a maioria não chega, precisamos fazer coisas que a maioria não faz."
    E sim, vc sabe que teria uma chance na área editorial, assim como tem o lugar guardado como uma das melhores amigaa no coração!
    Beijos e amei o texto!

    ResponderExcluir
  4. Assim vocês me fazem chorar! Obrigada mesmo!
    Quando criei esse blog foi pra isso mesmo, pra fazer vocês sentirem vontade de ler e escrever. Lembram o primeiro post? Se eu fizer uma pessoa que seja ler, já vou me dar por satisfeita.

    Vocês moram no meu coração!

    Mas talvez eu esteja apenas feliz e sentimental depois de ter ido bem na prova! :D

    Ótimo fim de noite pra vocês!

    ResponderExcluir
  5. A preguiça não é um pecado...como diria Mário Quintana: "A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."

    ResponderExcluir