sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Quem jogava RPG, levanta a mão! o/

Aventuras Fantásticas. Para você a expressão soa familiar? Se sim, você deve ter tido uma infância com gosto de quero mais, como foi a minha. Claro, jogar peteca, videogame, brincar de boneca, carrinho e pique esconde era legal, mas o que dizer de Aventuras Fantásticas? Era simplesmente demais!

Em um tempo sem computadores - não quero agir com saudosismo piegas aqui, longe de mim - não consigo imaginar diversão maior para crianças e adolescentes que livros onde elas pudessem interagir e dar asas à imaginação fazendo parte da história. Principalmente para pessoas que no século XXI estariam adultas (nós!). Aventuras Fantásticas era uma ótima pedida para formar leitores ávidos e fiéis.

Pois bem. Já deu pra perceber que eu lia Aventuras Fantásticas, não é? Deus abençoe Steve Jackson e  Ian Livingstone, os pais dessa série incrível. Esses livros-jogos (Fighting Fantasy no original) são RPG's (Role-Playing Games) para se aventurar sozinho. Para ler um livro desses, precisava de 2 dados, papel e lápis. Os livros eram diferentes, na maneira de se ler. Não dava para "começar do começo", dessa maneira o livro não fazia sentido.

Explico: Nessa aventuras-solo o leitor é um jogador. Ele é convidado a ser o herói da história, passando por diversas provações, lutas, armadilhas e vilões, buscando chegar o fim da história e achar a maneira de salvar um reino, ficar rico ou até mesmo salvar a galáxia. O livro vem com várias referências (normalmente 400). Aí você começa na primeira e conforme as decisões que toma, o livro vai te mandando ir para a próxima referência. Logo, você lê o livro de maneira "picada", pula do 1 para 207, depois para 330, por exemplo, e assim sucessivamente.

Entendeu por quê não dava pra ler tudo de uma vez? Tinha que achar o caminho certo, enfrentar os adversários certos e encontrar os ítens certos para encontrar o fim da história. É, era um barato! O meu livro preferido da coleção é O Feiticeiro da Montanha de Fogo. Nesse livro o leitor é convidado a se tornar um aventureiro dentro de uma montanha cheia de perigos e labirintos, para descobrir os segredos da montanha e derrotar o malvado "dono" da montanha. Prato cheio pra quem gostava de Caverna do Dragão.



Se você tem mais de 20 anos como eu, é provável que tenha jogado pelo menos um desses livros. Se não, e se ficou curioso, aqui vai a boa notícia: hoje já temos computadores. Tá, essa não é a boa notícia, mas ela vem graças a eles e à internet. Uma coleção que poderia ter caído no esquecimento num mundo com tanta tecnologia, não foi abandonada por ter tantos fãs. A editora Jambô está reeditando essas preciosidades uma a uma, com visual século XXI e mesmo esquema de jogo. Posso dizer que vale muito a pena!

Eu, que amava, continuo jogando, só que agora com meu filho. Eu leio pra ele e ele é vidrado nas histórias, passou a ser um ótimo passatempo em família. Nem precisa dizer que me divirto tanto quanto ele, não é? Talvez até mais!

Se ficou interessado, tem esse link que é um blog muito bacana só sobre as Aventuras Fantásticas onde tem muitas informações sobre a série, todos os livros, sinopses, curiosidades...


As edições 2.0 modernosas podem ser vistas no site da editora Jambô. Aqui o link da aventura A Cidadela do Caos.



Peguem seus dados e preparem-se para a aventura começar! :D

2 comentários:

  1. eu tive váriossss destessss.. sério.. eu adorava.. pra falar a verdade, eu acho que já li tantos livros, vamos nos dar bem amiga blogueira.. Eu passei os intervalos de aula da 6 série até o segundo ano na biblioteca com meus livros, bolacha club social e chá gelado.. Eu odiava as pessoas que estudavam comigo, pois me julgavam e me chamavam de nerd.. mas eu não tava nem aí.. Li e li muito, e através dessa leitura que tenho um portugês(quando quero né) impecável, e tirei a nota máxima na redação do vestibular, e também foi através disso que eu estagio no projeto mais massa da odonto..
    Iniciativas de leitura e viagens através delas, que me enriqueceram demais..

    :)

    o meu favorito desses livrinhos era um de viajar pelo egito.. se duvidar ele ta aqui em casa em algum lugar..

    ps* já leu o valor do amanhã? eduardo gianetti?
    é meu favorito!!

    ResponderExcluir
  2. Posso fazer um mea culpa aqui? Foi por causa de uma dessas pragas que me tornei RPGista por pouco mais de uma década! Vicia, viu...
    Boa resenha.

    ResponderExcluir