terça-feira, 15 de setembro de 2009

Séries, desenhos, patavinas... "e a filosofia"

Há muitos anos atrás, no túnel do tempo, comprei um livro chamado "Os Simpsons e a Filosofia". Desde então ele está lá na minha estante, empoeirado, o coitado. Sem ter mais que alguns capítulos lidos.

Não, não é que eu não goste de Simpsons, muito pelo contrário. Também não é que eu não goste de filosofia, devorei O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, praticamente em um fim de semana.

O problema é que esse filão que acharam me incomoda um pouco, acho. Mesmo adorando Simpsons e simpatizando com filosofia, não conseguí avançar no livro e o achei muito, muito chato mesmo. No entanto está lá guardado pra caso um dia eu esteja sem nada pra fazer... Vai que, né.

Mas isso tudo - viva o blog, onde não existe a pirâmide invertida e a hierarquização dos fatos por importância! - é pra contar pra vocês que a editora BestSeller está lançando o livro (adivinha?!) A filosofia de Lost.

O livro foi escrito pelo professor da Universidade Católica de Milão Simone Regazzoni. Na obra, ele analisa os simbolismos, personagens e questões abordadas na série. O que Kant, Foucault e Platão diriam se pudessem assistir a Lost?

Bem, eles eu não sei, mas eu que estou viva no século XXI não assisto... Podem me xingar. Minha vida corrida não permite, embora a ilha de Lost me pareça muito legal e tal... Não para morar, logicamente... Então. O ponto é que pelo que sei de Lost, acredito que há muito mais pontos existenciais e filosóficos do que os Simpsons, que é mais crítico à sociedade atual...

Pra quem se interessa por Lost e/ou por filosofia:
O livro custa R$24,90 (preço justo, né?), tem 160 páginas e chega às livrarias essa semana.

E aí, se interessaram?

4 comentários:

  1. Na real, nem um pouco. Como você mesmo disse, não que eu não goste de filosofia, ou de Simpsons, ou não me interesse por Lost (também não assisto pq confesso não ter muita paciência com séries e novelas... E também devorei o Mundo de Sophia em um final de semana), mas sei lá... O que é pra ser um entretenimento vira algo profundo demais, rebuscado demais... Não precisa ligar filosia aos Simpsons, eles já são bons demais sem ela né... =S

    ResponderExcluir
  2. amiga,
    o blog tá lindo!
    tô adorandooooo!!!
    =D
    Beijoooooo

    ResponderExcluir
  3. Belo comentário. Eentretanto essa linha de livros, da qual saiu a versão para os Simpsons, aproveita por demais um filão: o de fãs apaixonados por séries de TVs e filmes. Tem sobre Matrix, X-Men, Harry Potter, entre outros, e acaba cumprindo mais com o papel de entreter que promover a Filosofia. Não sou estudante de Filosofia, mas entendo a importância em ter uma boa base de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou Gabi!
    Obrigada pelos comments people!

    ResponderExcluir